A fim de otimizar o processo de Captação e Qualidade do Leite, a COMADI criou o Setor de Captação. Este setor é responsável pelo trabalho de acompanhamento e visitas ao produtor, dando assistência e suporte ao que for necessário para a produção do leite.
A partir do Setor de Captação, COMADI e CEMIL implantaram o modelo da Captação Direta. Substituindo o Posto de Leite pelo transporte em “julietas”: buscando o leite na fazenda e levando diretamente para a Fábrica Cemil.
Todo processo de Captação Direta está informatizado e é monitorado em tempo real pelo Setor de Captação, técnicos CEMIL, mas, principalmente pelo Fornecedor de Leite COMADI, que recebe relatórios diários da qualidade, volume e rastreabilidade do leite.
“Otimizando a logística, ganhamos em qualidade e valorizamos ainda mais o nosso produtor.”

 Projeto Mais Leite – COMADI e CEMIL

 

No mês de setembro de 2015, O Grupo CEMIL iniciou um novo Projeto em parceria com a COMADI -Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá Ltda. O Projeto em questão se trata da profissionalização da Captação Leiteira em todo o Grupo CEMIL-COMADI, onde buscamos potencializar nosso conhecimento em gestão para crescermos cada vez mais JUNTOS! No decorrer destas novas atividades, o novo Projeto foi denominado Projeto Mais Leite, evidenciando a nossa necessidade e demanda progressiva de aumento da captação de leite da CEMIL em conjunto com as demais cooperativas afiliadas. Dentre as entregas do Projeto Mais Leite, podemos citar pontos relevantes em seu processo de execução, dentre eles a definição de um facilitador do Projeto, a capacitação dos colaboradores de setores interdependentes da Cooperativa na sistemática de melhoria contínua Ciclo PDCA no Gerenciamento da Rotina do Trabalho, envolvendo os setores: Diretoria, Laticínio, Tecnologia da Informação e Assistência Técnica.

A Equipe de Política e Captação Leiteira-CEMIL junto à Diretoria COMADI definiram em consenso um cronograma positivo para report dos resultados propostos pelo Plano de Ações do Projeto, realizando reuniões de rotina, todas as sextas-feiras com todas as equipes envolvidas. A Equipe De Política e Captação Leiteira e Marketing Cemil participaram junto às equipes COMADI do dia do pagamento ao produtor de leite, expondo nossos produtos e fortalecendo a importância do Cooperado produtor de leite na Qualidade do Leite CEMIL!

Com a principal vertente de angariar novos produtores de leite fidelizando os que já estão em vigência, estão em execução várias mudanças preventivas e imediatas descritas em nosso plano de ações, que visionam cada vez mais o desenvolvimento nos quesitos de relacionamento entre produtor e Cooperativa, sentimento de pertencimento ao seu negócio, aproximação do vínculo entre a atividade cooperativista e seus potenciais resultados. A determinação de ação conjunta entre CEMIL e COMADI será atuar diretamente no aperfeiçoamento da atividade leiteira, através da aproximação da assistência técnica ao cooperado produtor de leite, promovendo o diagnóstico dos gargalos inerentes à qualidade e volume de leite produzido em cada fazenda, oferecendo soluções e tratativas imediatas.

A Equipe de Política e Captação Leiteira em nome de todo o Grupo CEMIL, agradece desde já à todas as equipes COMADI envolvidas no Projeto Mais Leite e a todos os produtores que acreditam na credibilidade da aliança CEMIL-COMADI! Continuamos a contar com a determinação e empenho de todos, os resultados serão a consequência de nossas atividades e esforços!